quinta-feira, 6 de outubro de 2011

No mar de sofás e possibilidades interativas

O Gio me apresentou o Couchsurfing e já no primeiro momento gostei da proposta, me cadastrei, paguei os quase treze dólares de associação com certificação e, na mesma noite, lá fui eu para um encontro de parte (pequena) da comunidade Salvador da Bahia do CS. O lugar do encontro não poderia ser melhor: Bar Mercado. Um lugar aconchegante na Barra, que por si só valeria um post, mas deixo apenas as fotos para dar água na boca e a sugestão do pastel gigante de camarão...
Voltemos ao CS, um conceito de surfar o 'sofá' e assim conhecer o mundo se hospedando de forma aconchegante e com custo baixo. A comunidade imensa do site se divide em comunidades menores, de pessoas que se conhecem e colocam as referências umas das outras e isso faz toda a diferença, porque quando um desconhecido do CS pede abrigo a você, há como checar se ele tem pessoas que já o hospedaram, se o conhecem de verdade e se podem atestar que aquela pessoa é de confiança a ponto de você abrigá-la em sua casa. Quando você paga a adesão de certificação, com os quase 13 dólares, entrega os dados de seu cartão para confirmar sua existência real. E eles entregam um password pelo correio, para que seu endereço postal seja certificado também. Bem bolado! e o melhor, o pessoal reunido ontem me deu um gostinho mágico de que agora posso ter um grupo social em Salvador. Teve música, bate-papo, fotos. Conheci gente de países diferentes (Colômbia, Itália, Portugal, Holanda, Angola) e de estados diversos (PE, RS, GO)... e para minha surpresa, Wille, parceiro do Link e já couchsurfer lá em casa e eu na casa dele quando estou em Cachoeira, estava lá no boteco, integradíssimo ao grupo. Hoje tem sessão de cinema, com discussão de propostas de atividades culturais. No sábado tem churrasco aqui pertinho de casa e no domingo tem um caruru. Eles fazem passeios de bike e abraços em locais públicos... a agenda vai ficar boa, acredito! Pena que eu já tinha programado mil coisas para este final de semana (com minha mãe e minha avó na cidade). Mas o que senti é o espírito acolhedor e agregador da comunidade e isso é um diferencial para quem participa.

5 comentários:

Bel disse...

Gostei da proposta, mas não sei se me adequaria a ela... Acho que sou desconfiada demais. ;)

Giorlando Lima disse...

Legal. Legal mesmo!

alexandro disse...

Nossa, tava tão "agoniado" que nem falei com vc. Mápódexá que semana que vem falaremos muito!!!

Isa disse...

Alene, querida!
(To vindo aqui todo dia, mas não to comentando, mas to lendo tudo)
Qdo vi você falando do CS, lembrei de Léo, meu querido amigo Alexandro (que agora vi que comentou acima).
Léo sempre me fala empolgado do CS que ele participa já faz tempo. Não sei quanto tempo, mas não é de agora. Eu tenho visto q ele tem feito muitos amigos legais e viajado bastante. É uma experiencia bacana, eu acho. (Gostaria de participar, mas to no interior rs!)

Um beijo e um abraço!!
(que mundo pequeno!!!!!)

Pedro disse...

Bel, a generosidade desinteressada de um estranho é desarmante!... Contagiante! Experimente ;)
Isa, acho que só no deserto e nos glaciares não há couchsurfers... Somos mais de 3 milhoes espalhado pelo mundo... Subscreva, e vai ver que perto de voce há varios futuros amigos ;)